NUTRISAFRA Fertilizantes de Alta Performance

NUTRIÇÃO DE ALTA PERFORMANCE DO MORANGO 09/04/2020

O morango é uma infrutescência, conhecida e divulgada popularmente pela designação de fruto, pertencente à família das rosáceas, originário dos Alpes Franceses; sendo amplamente cultivado em regiões de altitude e com clima mais ameno. O seu surgimento é do cruzamento natural da espécie fragaria x ananassa originando uma planta de cultivo herbácea rasteira de cultivo anual que se desenvolve através de pequenas touceiras que vão emitindo estolões ao seu redor que ao longo do seu desenvolvimento emitem raízes produzindo novas plantas.  

 O morango por ser uma fruta cosmopolita é consumido em diversos pratos na gastronomia in natura, lacticínios, saladas, polpa, geleias, doces e uma infinidades de pratos. A produção se diverge em dois aspectos; produção para frutos de consumo in natura ou frutos para a indústria, normalmente apresentam teor de amadurecimento elevado e injurias. O seu ciclo produtivo normalmente apresenta duas épocas de plantio, sendo a primeira delas em meados de janeiro até fevereiro e o plantio de agosto.

morango1

O morangueiro é uma planta bastante exigente em relação a parte física e química do solo, para o seu correto estabelecimento. Após a análise de solo observamos as informações pertinentes para a escolha da melhor fonte de calcário, a fim de propiciar uma faixa de pH entre 5,5-6,5 no solo e uma saturação de bases em torno de 80%. A planta do morangueiro quando bem estabelecida, com o manejo correto sanitário e dos tratos culturais é possível se alongar o ciclo de produção chegando até 3 anos na mesma área, reduzindo assim o custo inicial da cultura. A adição de matéria orgânica de qualidade é muito bem vinda à cultura pois possibilita um excelente desenvolvimento radicular, precocidade e longevidade na área de cultivo, assim como uma fonte de fósforo de alta performance para o sucesso na atividade.

morango1

 

Programa Nutricional Nutrisafra

A adubação inicial de plantio se baseia em fornecer os nutrientes essenciais a cultura, aferida pela análise de solo; dessa forma sugerimos o uso de uma fonte de matéria orgânica nobre e isenta de patógenos o Magmaton, rico em ácidos húmicos e fúlvicos, de elevada capacidade de troca de cátions afim de propiciar longevidade ao cultivo e evitando-se assim processos de salinização da fertirrigação.

A fonte de fósforo escolhida é o Biorin, um fósforo de liberação gradual no solo que irá fornecer este nutriente em todo o ciclo de produção e promover o correto equilíbrio químico, físico e biológico que o morangueiro tanto necessita. Além disso, os micro-organismos presente neste fertilizante possibilita a reciclagem do fósforo fixado no solo, propiciando mais nutriente e energia ao desenvolvimento das plantas. 

A adubação de risco ou adubação de plantio é o fertilizante 2B Plus, fonte de macros e micronutrientes, e torta de mamona visando o fornecimento de nitrogênio orgânico, elevados teores de matéria orgânica, além de conter a ricinina que atua como um nematicida natural. O fósforo se apresenta em duas formas químicas diferentes, uma de liberação rápida para dar o arranque inicial na cultura e outra liberação gradual para fornecer este nutriente durante o ciclo longo do morangueiro.  

A adubação de cobertura sugerimos o uso do Nutri-K afim de realizar o fornecimento semanal de nitrogênio e potássio via fertirrigação. O Nutri-K é ausente de cloro, o que proporciona mais qualidade aos frutos e aumento de vida de prateleira. Importante associar a cobertura NK, uma fonte cálcio e micronutrientes complexados, no caso o Lift Cálcio + Micros, afim de melhorar o shelf-life dos frutos e contribuir para uma nutrição mais adequada para a produção de frutos padrão funil. Aliado a essas práticas de nutrição sugerimos também o uso do bioestmulanteAminomagma para estimular novos ciclos produtivos após períodos de stress, sejam eles climáticos ou causados por pragas e doenças.

Com os Fertilizantes de Alta Performance da Nutrisafra, as plantas serão mais robustas, com melhor enraizamento e com um aproveitamento maior dos nutrientes fornecidos. O seu crescimento será mais balanceado e equilibrado e os frutos terão maior calibre e maior firmeza durante as várias colheitas a serem realizadas.

Conte sempre com o time Nutrisafra
www.nutrisafra.com.br | contato@nutrisafra.com.br
(11) 3648-9100

Escanear o código